segunda-feira, 13 de junho de 2016

A garota que eu nunca beijei

A resenha de hoje ainda é em clima de romance, “A garota que eu nunca beijei” é o primeiro livro da autora Suelen Perez de Azevedo, lançado pela Chiado Editora. E foi o nosso escolhido para continuar propagando o amor após o dia dos namorados.


O que fazer quando seu melhor amigo é o motivo de seus mais espontâneos e sinceros sorrisos, mas ao mesmo tempo a razão de suas lágrimas e enxaquecas? Quando o amor e a amizade se dão as mãos e o seu coração já não sabe mais para onde ir...

Samantha e Diego são amigos há quatro anos e fazem tudo juntos. Desde assistir a filmes até tocar na mesma banda. Eis que surge das lembranças inesquecíveis do passado a ex e primeira namorada de Diego. Uma viagem rumo à cidade que se deixou para trás mudará para sempre a relação desses dois amigos. Música, drama, humor e reconhecimento de sentimentos até então desconhecidos e escondidos. E mais, saber que ainda se pode ter tudo.


Diego vive uma vida um tanto nômade, devido à profissão de seu pai. Passando de cidade em cidade, sempre em busca das melhores matérias, a família do jornalista sente a necessidade de criar raízes.
Em sua curta estadia em Belo Horizonte, Diego encontra o primeiro amor. Em Diana encontra tudo que procurava para se sentir completo, e via a seu lado um futuro repleto de paixão e companheirismo. Tudo corria bem, não fosse a ultima mudança que se aproximava.

"Falar com quem se gosta, ainda mais quando se tem saudades, é uma das melhores sensações do mundo." 

Após tantos anos de lugar em lugar, a família se muda para Maringá, e finalmente tem um lar fixo, infelizmente muito longe de onde Diego gostaria de viver.
O primeiro relacionamento desse casal principiante não resistiu à distância, e logo as promessas de esperarem um pelo outro foram quebradas, juntamente com o coração do jovem, que conviveria com as cicatrizes desta decepção por um longo tempo.

"Quando a gente vive assim Diego, dia após dia com assuntos inacabados, é como se uma parte da gente ficasse pra trás."

Porém o destino foi generoso com Diego, lhe tirou o primeiro amor, mas presenteou-o com uma joia raríssima. Samantha, a menina linda e atrapalhada, que sabe desvendá-lo com apenas um olhar, e com uma palavra tem o poder de trazer paz para a sua alma. Esta menina incrível que irá estar sempre ao seu lado, se tornando a melhor amiga que poderia ter desejado.

"Na frase pronunciada por ambos, o “se cuida” era diferente. Único. Carinhoso. Era um “se cuida” querendo cuidar um do outro."

Com o passar dos anos, perto de alcançar a maioridade, eis que surge a chance de reencontrar seu antigo amor, e retomar o relacionamento interrompido.
Mas quando a chance está ao seu alcance, um furacão de sentimentos invade seu coração, e ele passa a rever seu desejo de estar com Diana, pois talvez sua verdadeira felicidade esteja ao seu lado, vestida de melhor amiga.

"Não se perca e muito menos deixe que a verdadeira pessoa que dispara e tranquiliza o seu coração  se perca de você. "


Esta é uma história de amor, uma das boas, pois nela encontramos várias formas desse sentimento. Entre amigos, entre pais e filhos, entre irmãos, entre namorados, amor pelas paixões que cultivamos no dia-a-dia.
Acompanharemos o nascimento do amor entre dois jovens de 13 anos, e como as reviravoltas da vida acabam os separando.
Também o nascimento de uma amizade linda, e que se transforma em algo mais forte a cada dia.
Como o amor pode machucar, e uma verdadeira amizade pode ser o bálsamo para essas dores.
Veremos o amor pela música, que é compartilhado por estes jovens, e a família de coração que eles construíram entre si.

"E para que tanta pressa assim se a vida tem que ser vivida e saboreada pelas beiradas e aos pouquinhos?"

Diego é um rapaz confuso, embora tenha muitos casos passageiros, não consegue assumir um relacionamento sério, pois leva dentro do seu coração uma fixação pela primeira namorada. Esta presença que ela representa em sua vida acaba contribuindo para que ele não enxergue nada a sua volta, nem mesmo a paixão que sua melhor amiga e fiel companheira sente por ele. Bonito e talentoso, ele atrai a atenção do público feminino. Dono de uma personalidade forte, e um senso de humor invejável, conta com o apoio dos pais, tão adoráveis quanto ele, e foge sempre de qualquer assunto mais sério.

"Mas nem sempre podemos ter tudo. Por isso as escolhas existem  e são necessárias."

Samantha é uma menina dedicada e decidida. Integrante da banda “Os Noturnos”, a música faz parte da sua vida, mantém em união as pessoas que mais ama. Uma menina sarcástica e engraçada, que está sempre disposta a ajudar os outros, e sempre tem uma palavra de conforto para os que vivem em sua volta. Conhece Diego de uma forma estabanada, esbarrando nele, e desde esse momento, tem sentimentos profundos pelo amigo, porém sabe que ele não a vê da mesma maneira, só tem olhos para a ex namorada, e desta forma fica contente em se manter ao seu lado como melhor amiga.

"A esperança é a primeira que se acende e a última que se apaga."

Os demais integrantes da banda, Nick, Guilherme, Gustavo e Clara são os outros integrantes dessa família, e sonham em fazer sucesso como músicos, mesmo que estejam se preparando para entrarem na universidade e seguirem outras carreiras. Completam-se mutuamente, mesmo com algumas discussões são capazes de superar e levar a amizade sempre adiante.

"Seja como for, ela ficaria ao lado da amiga, pois quando não estamos sozinhos, ficamos mais fortes."

Diana, a ex, foi uma menina doce, mas em seu reencontro prova ser uma garota fria, que não expõe seus sentimentos. Obcecada por Diego, está disposta a fazer o que for preciso para tê-lo de volta.
Todo esse misto de personalidades entre os personagens, faz com que a narrativa se mantenha interessante do inicio ao final, a interação entre eles é tão completa que não há espaço para exaustão. Os conselhos sábios da mãe de Diego, as ironias e bom humor de Sam, o alto astral de Clara, a fidelidade de Guilherme, a responsabilidade de Nick, a idiotice de Gustavo, os dúvidas de caráter e personalidade de Diana e até mesmo as confusões de Diego prendem o leitor até o fim.

A história começa e termina em Belo Horizonte. Mas tem uma parcela considerável em Maringá. Todas as descrições aumentaram minha curiosidade em conhecer está cidade, que foi escolhida para ser o lar da família de Diego. Belo Horizonte também pareceu encantadora, com a vida noturna animada. Impossível decidir entre as duas.

Embora a história pareça apenas mais um clichê, há muitos elementos que a tornam interessante. O envolvimento com a música, o tema da amizade que vira amor, que não é algo incomum, pois como é citado no livro, você não escolhe um inimigo para se apaixonar. A verdade é que estar tão próximo de alguém pode ser o pontapé inicial para um sentimento mais profundo, e lidar com isso pode ser mais complicado do que parece. Há também os fortes laços de amizade, que prova o quanto isso é importante em nossa rotina. E as dificuldades para alinhar nosso coração com nossos pensamentos. Além de tudo isso, ainda podemos contar com o bom humor para tornar todos esses conflitos mais leves.

"Se os olhos realmente falassem revelariam muitos segredos."

Amei a leitura, e me envolvi muito com a história. Escolhi um lado e torci até o final. Um romance leve e divertido, que envolve temas do cotidiano e por este motivo nos aproxima mais dos personagens. Segue a recomendação. Conheçam e apaixonem-se por este triângulo amoroso.

"A vida é muito curta e não devemos perder mais tempo. A felicidade pode estar mais perto do que  a gente possa imaginar."

Adquira seu exemplar clicando aqui.



Título: A garota que eu nunca beijei
Autor: Suelen Perez de Azevedo
Editora: Chiado Editora
Ano: 2016
Páginas: 550

Um comentário

  1. Amei o livro, esse seria um livro que eu leria. Anota na minha lista

    Bjus

    ResponderExcluir