terça-feira, 31 de maio de 2016

O Garoto ao Lado

A resenha de hoje é do livro “O garoto ao lado”, escrito pela autora Laritza Oliveira, que também é parceira do nosso blog.
Lari nasceu em Guaxupe – MG e descobriu sua vocação para a escrita aos 12 anos. O garoto ao lado é a sua quarta obra. Atualmente reside em Palmas – TO. Confiram o Blog e o canal da autora, A Lari leu.


Apesar de seu nome, Alice não tem nenhum "País das Maravilhas" à sua volta. Não há nenhum Chapeleiro Maluco, muito menos um gato sorridente por perto. Acontecimentos do passado atormentam sua mente. Ela não pensa duas vezes em se mudar após a separação dos pais, e, em uma nova cidade, em uma nova turma, Alice encontra-se sozinha em seu último ano do Ensino Médio.Mesmo tendo parte de sua família por perto, ela se sente isolada em meio à multidão, e ninguém parece notá-la. Seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos. Apenas as palavras acompanham Alice, pelo menos até o dia em que ela percebe que um garoto da sua turma a está observando. Fechada a qualquer tipo de relacionamento, Alice tenta fugir do interesse de qualquer um, mas vê-se intrigada pela presença do "garoto ao lado".


Mais um novo talento da literatura nacional, o livro é um romance fofo e muito bem escrito.

" Quando ele se afastou e procurou meus olhos com os seus escuros e eufóricos, eu soube: estava ferrada."

Alice enfrenta todos os desafios das mudanças que ocorrem em sua vida. Uma cidade nova, nova escola, novas pessoas para conviver.
Morando sozinha, Alice é o retrato da independência, sonho de todo jovem. Porém sua vida está muito longe disso. Cercada por um passado doloroso, por lembranças que a destroem por dentro, ela busca uma segunda chance para seguir em frente.

" Eu tenho um passado, Nicholas. (...) Você também tem o seu. Acredito que nenhum de nós gostaria de revelar qual é o seu passado."

Em sua nova trajetória, ela conhece Nicholas, e mesmo contra todas as restrições que impõe a si mesma, não consegue parar de pensar nele.
Quanto mais luta contra a atração que sente por este garoto, mais o destino acaba colocando-os no mesmo caminho. O medo é o único obstáculo entre os dois e cabe a Alice vencê-lo para alcançar sua felicidade. Será ela capaz?

" Não sei se o notei no primeiro, segundo ou vigésimo dia, mas sei que ele estava lá, sentado ao lado, com o casaco — que vestia mesmo em dias de extremo calor —, o fone de ouvido — que o tirava da realidade — e sua estranheza"

Alice é uma menina doce, mesmo estando fechada para o mundo, sua natureza ainda deixa espaço para as pessoas entrarem em sua vida. Ela sofreu grandes traumas, mas está tentando, lutando por uma nova vida, para deixar o passado e o que lhe atormenta. Essa coragem e obstinação são admiráveis.

" Hesitante, eu me aproximei. Seu olhar era fixo sobre a paisagem que se estendia abaixo de nós. A cidade estava iluminada e as ruas quase desertas, o que era bom, pois apenas eu, a lua e a cidade iluminada puderam ouvi-lo contar sua história. "

Nicholas também não teve uma vida fácil. Tem sua cota de sofrimento e por causa dele tende a ser um pouco mais reservado. Não antissocial, como Alice pensa, somente mais cuidadoso com o que ocorre a sua volta.

"Seria impossível não sonhar com ele. "

Gostei muito desse casal. Diferente de alguns romances em que alguém acaba destruindo os nervos dos leitores, este conseguiu se manter diferente, sem frescura. Eles têm suas limitações e dificuldades emocionais, mas este fator só os torna mais carismáticos.

" Eu tenho medo disso, Nicholas. Não quero estar apaixonada por você, mas estou. "

A história se passa quase totalmente em Palmas – TO, que é uma cidade que não conheço. Este foi um ponto bem bacana da leitura, pois com as descrições da autora, me senti passeando pelos locais registrados e conhecendo um pouquinho mais do local, mesmo a distância.
Existe algo melhor que a mágica dos livros, capazes de nos transportar para outros lugares, mesmo sem sair do lugar?
O conflito central da obra é o medo que Alice tem de se apaixonar novamente.
Mesmo que dia após dia os sentimentos que ela tem por Nicholas cresçam, ela luta para interromper isso.



" É incrível como às vezes não conseguimos dizer algo, mas vem uma música, uma poesia e diz. "

Os motivos para isso são revelados ao longo da história.
Nicholas tem influência nas escolhas dela sobre este assunto. A partir do momento em que ele se abre para ela, e mostra que sua vida passou longe de ser perfeita, ambos começam a buscar juntos as soluções para seus problemas.

" Amigos? Ele disse que éramos amigos?"

O livro é um romance jovem e atual, que trata de temas fortes e tristes.
As revelações são de partir o coração ao conhecer o que eles já passaram.
Eventos traumáticos sempre mudam as pessoas, e no livro podemos observar bem isso, também a dificuldade de superação.
Mas ao mesmo tempo, nos mostra que é sim possível seguir em frente e se dar uma nova chance de encontrar a felicidade.



" Na verdade, isso é o que todos nós fazemos: julgamos a pessoa e depois descobrimos que ela é totalmente diferente. "

Recomendo essa leitura linda à todos os fãs de romance.
A escrita de Laritza é uma experiência gostosa e proporciona uma leitura rápida. Li em cerca de 3 horas, não consegui largar antes do fim, e acredito que será assim com vocês também.
Adquira o livro no Submarino clicando aqui.
Acompanhe também as redes sociais da autora para ficar por dentro das novidades.


Título: O Garoto ao Lado
Autor: Laritza Oliveira
Editora: Novo Século
Ano: 2015
Páginas: 160

Um comentário

  1. Nunca ouvir falar desse livro. Gostaria de ler ele ainda esse ano. Valeu pela dica

    ResponderExcluir