Este livro foi muito mais do que esperado por todos os leitores de Como eu era antes de você. Como a própria Jojo falou, era tanto fã querendo saber um pouco mais da Lou, que ela resolveu nos presentear com mais um pouquinho do universo de Will Trainor.
Porém, já digo de saída que, ao menos para mim, Depois de Você não tem como superar de forma alguma o primeiro livro, e digo isso simplesmente porque um livro sem Will é um livro sem Will e ponto final.
Um ano e meio após perder Will, Louisa Clark já viajou por alguns lugares do mundo, trabalhou em bares de países diferentes e tentou cumprir a promessa feita a Will: Viver. Mas depois de um tempo, o “pequeno tudo” que ela havia construído foi definhando até sobrar apenas dias arrastados no bar do aeroporto onde trabalha e noites de muito álcool e solidão; é numa dessas noites que Louisa resolve subir até o telhado de seu prédio e um inesperado acidente muda totalmente o rumo de sua vida.
Após algumas fraturas e um tempo no hospital, Lou se vê obrigada a passar uns dias na casa dos pais, mas voltar para casa já não é a mesma coisa, as pessoas cochicham sobre o escândalo da família Trainor, do qual ela fez parte e conviver com a culpa torna-se ainda mas difícil. Louisa quer voltar para as paredes frias e não acolhedoras de seu apartamento, mas para isso terá de obedecer a uma condição de seu pai.
O que pode existir de tão importante em uma “relação” que dura apenas seis meses? Quando Louisa chega no grupo de apoio ao luto, Seguindo em Frente, ela se pergunta se as pessoas não achariam que esse tempo seria de pouco valor, mas nós, que sorrimos e choramos em Como eu era antes de você sabemos que um único dia junto de Will já serviria para que um vazio fosse deixado em seu lugar.
São nessas noites de compartilhamento de histórias e lembranças que Lou reencontra Sam, o paramédico que a socorreu na noite do acidente. Incrivelmente, ele parece ser a única pessoa capaz de entendê-la (e que acredita que não tentou suicídio), aos poucos os caminhos dos dois vai se cruzando e um laço vai aos poucos se formando, mas Louisa não está pronta para um novo relacionamento, ou está?
Nesse meio tempo, uma pessoa do passado de Will aparece e acaba colocando em jogo todas as decisões que ela havia planejado tomar. Uma chegada que abalará as frágeis estruturas que Louisa havia começado a construir.
Depois de Você nos mostra a dor de quem fica, o sentimento de impotência deixado por alguém que não se importou com o que ficaria para trás, mas que ao mesmo tempo teve coragem o suficiente para fazer a sua própria vontade frente a condição em que estava. Essa atitude que para alguns é encarada como medo, medo de viver e medo de encarar a vida e os dias que virão, para mim significa coragem. Coragem de não ficar apenas porque disso depende a felicidade de outros. Coragem de ficar apenas porque estará presente.
Em Depois de Você, Louisa aprenderá uma lição que Will deixou subentendida: devemos sempre ajudar e fazer o melhor que pudermos aos outros, porém, algumas vezes vamos notar que é necessário pensarmos em nós mesmo primeiro, pois nem sempre o outro estará disposto a se sacrificar por você.
Nenhum comentário
Postar um comentário