terça-feira, 23 de agosto de 2016

#LSR Entrevista - Alma Cervantes

Vamos a mais uma entrevista?
Hoje é o dia de conhecer o autor Alma Cervantes, autor do mistério policial "Se arrependimento matasse", lançado pela editora Novo Século.









 Alma Cervantes é admirador da Língua Portuguesa desde a infância e grande fã dos romances policiais de Agatha Christie. Faz sua estrei na literatura com a obra " Se Arrependimento Matasse".












LSR:  O que lhe fez querer ser um escritor?
ALMA: Acabei me tornando escritor quase sem querer. Costumava ouvir sobre pensar histórias e escrever, mas nunca tive vontade. Certo dia considerei melhor pensando “por que não?”, e assim comecei a escrever Se Arrependimento Matasse (meu primeiro livro e mistério policial). Com pouco tempo de escrita, já nas primeiras páginas, percebi que gostaria de levar mais a sério.


LSR:  De onde vem a inspiração para escrever?
ALMA: Não funciono à base de inspiração... Trabalho com muita dedicação ao pensamento e à reflexão, pensando sobre a história e tentando ao máximo possível ser fiel à essência dela.


LSR:  Tem alguma rotina para escrever, algum elemento que se tornou parte fundamental do processo criativo, como música, por exemplo?
ALMA: Sim! Inicialmente não conseguia me concentrar bem com música, mas passar tanto tempo escrevendo não me permitia ouvir músicas o quanto queria. Passei a unir as duas coisas e hoje não consigo mais escrever sem música (costumo ouvir músicas de acordo com a parte da história em que trabalho). Também sempre acompanhado de uma xícara de chá preto, e minha rotina de escrita é sempre às madrugadas.


LSR: Como a literatura entrou na sua vida?
ALMA: Sempre fui um tanto apegado à escrita e à gramática. Além disso, meus pais sempre me incentivaram a ler desde criança.


LSR: Quais autores são referências para o seu trabalho?
ALMA: Não costumo utilizar inspirações de outros autores nos meus escritos, mas alguns que marcaram minha vida foram Agatha Christie e uma história de um autor japonês, Ryukishi07. Mas os bons autores são inúmeros, tanto nacionais como internacionais, e eu poderia citar muitos outros.


LSR: Como enxerga o mercado literário nacional atualmente?
ALMA: O mercado literário no Brasil é muito difícil. Editoras dão pouca importância a autores iniciantes ótimos e cheios de merecimento. Muitas pessoas leem pouco ou nada, e o país também não tem o costume de ler livros digitais em comparação com outros. Porém, a situação tem melhorado, e há muitos blogueiros ótimos que funcionam como a melhor maneira de apoio atual.


LSR:  Como foi o processo de publicação das suas obras? Houve muitas dificuldades?
ALMA: Sempre há dificuldade na escrita no país, mas por sorte consegui uma editora para minha primeira publicação.


LSR: É possível viver da escrita no Brasil ou você desempenha outra profissão?
ALMA: Complicado usar a palavra “impossível”, mas não é muito longe disso. Atualmente tenho me dedicado integralmente à escrita.


LSR: Em algum momento pensou em desistir?
ALMA:É difícil você ver seus livros na gaveta com dificuldade de publicação... Não somente isso, mas, além de praticamente só haver publicação paga, a divulgação é muito difícil. Tanto editoras como livrarias dão pouquíssima atenção a autores iniciantes e nacionais.


LSR: Como tem sido o retorno do seu público leitor?
ALMA: Sou uma pessoa que costuma divulgar pouco por ter personalidade mais introvertida. Mesmo assim, a recepção de meu livro policial com os leitores e blogueiros foi muito boa. Muitas boas resenhas e poucas críticas negativas (que sempre fazem parte).


LSR: Quais são os seus planos para o futuro?
ALMA: Atualmente tenho trabalhado no meu livro Mestiços, que é uma aventura fantástica publicada na Amazon em e-book. Pretendo lançá-lo independentemente em edição impressa dentro de poucos meses. Além disso, já trabalho no terceiro livro da série Mestiços (segundo está terminado), além de ter um mistério/terror finalizado e também um livro de contos policiais, todos aguardando publicação.


LSR: Para finalizar, que mensagem você deixaria para os seus novos leitores e para os escritores iniciantes?
ALMA: Aos novos leitores, espero que deem uma chance a meus livros e que gostem deles tanto quanto me marcaram. Não deixe de ler uma história que pode ser marcante apenas por ser um gênero que não costuma te agradar! Aos escritores iniciantes: leiam muito, escrevam muito, sejam fiéis às histórias e às suas personagens acima de tudo; escreva pela necessidade de escrever e de contar uma história.
E também aproveito para agradecer pela oportunidade de responder a esta entrevista!


Conheça o primeiro livro do autor, Se arrependimento matasse.


 



Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. 
Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes.

Nenhum comentário

Postar um comentário