sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Intimidade

“-Meu nome é Vanessa Whaiting - Comecei bem devagar. – Estou com meus dias contados. Isso mesmo! Estou morrendo! Tenho poucos meses de vida. Tenho uma doença que está me levando para a morte. O meu tempo é curto!”

A resenha de hoje é sobre uma emocionante história de amor, fé e transformação. “Intimidade”, da autora M. Cristina Oliveira, nos mostra como Deus age mesmo nos momentos difíceis, desde que tenhamos força para fazer sempre o melhor para nós e as pessoas ao nosso redor.


"A vida muitas vezes me assusta, me deprime, me fere. Contudo sempre encontro uma maneira de continuar, de prosseguir, de continuar sorrindo. Assim eu me supero diariamente, eu surpreendo. Eu renasço das cinzas como uma Fênix!
A morte não será o meu fim, nem apagará o meu desejo de ser e de fazer alguém feliz!"

Vanessa Whaiting é uma jovem cheia de sonhos, apaixonada pela vida, mas que descobre que seus dias estão contados.
Ela correrá contra o tempo para fazer dos seus últimos dias, dias de transformação e de fé.



Vanessa sempre teve uma vida calma e privilegiada. Seguiu a profissão que pretendia, tem pais que a amam, encontrou o grande amor de sua vida; porém, uma grande reviravolta em seu destino acaba mudando tudo, transformando sua história e alterando seus sonhos. Ela tem câncer e está morrendo.

“A vida sempre me encantou de uma forma que o seu perfume me envolvia e me fascinava totalmente. Sempre estive alheia as dificuldades que ela pudesse me trazer. Eu gosto de estar viva e de me sentir viva.”

Ao longo da narrativa conhecemos um pouco a forma como ela lida com a sua realidade, o apego com Deus para superar esses momentos e como ela consegue mudar a vida de tantas  pessoas, mesmo vendo a sua própria vida escapar por entre os dedos.
Muitos conflitos ainda passam por seu caminho, mas ela escolhe viver da melhor forma possível seus últimos dias, marcar seu nome no mundo e no coração das pessoas que encontra nessa caminhada.

“A vida é tão estranha. Quanto mais você precisa dos amigos, para mais distante parecem voar.”
  
Não é uma história sobre uma doença, nem sobre um trágico fim. É uma história sobre fé, intimidade com Deus e como ela pode nos dar força para vencer qualquer obstáculo.

“Deus nos criou fracos e limitados para que o seu poder fosse revelado em nossas fraquezas e em nossas limitações. Ele se revela através das nossas fraquezas.”


O livro é narrado pela perspectiva de Vanessa, seu marido Luccas e seus pais. Cada capítulo traz um pouco mais dos dias e das escolhas feitas pelos personagens. Em tempo psicológico, alternando entre o passado e os dias atuais, mostrando momentos importantes que foram vividos e como estes afetam o presente.
Com a chegada da doença, Vanessa pede por um milagre, mas ao mesmo tempo está se preparando para o que a espera caso não seja curada. Seus dias são uma busca constante de intimidade com Deus e de fazer o bem à outras pessoas.

“Sentia-me um instrumento nas mãos do Criador. Sentia-me bem com a felicidade dos outros.”

Um sick-lit diferente, pois tem um apelo espiritual muito grande. Mostra o quanto a fé pode ser determinante na vida das pessoas e como o amor de Deus pode operar em nossa vida.

“Afinal ninguém vive para sempre. A grande diferença era que eu sabia quanto tempo aproximadamente teria.”

Vanessa teve uma vida tranquila, até a descoberta de sua doença ela aproveitou uma vida perfeita. Sempre doce e meiga, conquistava as pessoas ao seu redor. Serva de Deus,  buscava na sua palavra as melhores saídas para seus problemas. Sua fé é posta a prova com a descoberta da enfermidade, e isso provou a sua fidelidade e intensificou a intimidade que já possuía com o criador. Usou seus dias para transformar vidas através de cartas. Torcendo sempre por um milagre que a salvaria.

“Não há sensação melhor do que se sentir livre.”

“Ele era demais para mim e eu sempre fui muito pé no chão para sonhar de olhos abertos.”

Luccas se apaixonou por Vanessa  desde o primeiro instante. Ela era diferente das outras mulheres. Contida, divertida  e ainda assim capaz de cativar a todos, sua personalidade os aproximou.  Muito desejado pelo público feminino, devido a sua imensa beleza, encontrou nela a mulher da sua vida. Enfrentou a doença ao seu lado, mostrando que a fidelidade das relações proporcionam uma firmeza na vida e uma ideia de que tudo pode dar certo no final.

“Não entendo como alguém pode ser tão bonito. Não consigo nem pensar perto de você.”

“O que o amor faz com uma pessoa, o ridículo torna-se normal.”


Esther e Roberto, pais de Vanessa, são um casal  financeiramente estável, que colocam a família como prioridade. Ela é sua única filha e a possibilidade de perdê-la abala a fé de ambos. Mas com o passar do tempo eles percebem que não adianta se irar contra os planos de Deus.

“O amor de Deus por nós está acima de qualquer prova.”

A antagonista da história é a doença que tomou conta do corpo de Vanessa. Ela que gera todos os conflitos internos em todos os personagens e comanda o desenrolar da narrativa.

Em meio a dificuldade extensas , é comum que a fé seja abalada. Pode ser tão difícil que pensamos que Deus não olha por nós, que nos esqueceu, que não nos ama. Mas a espera é fundamental para ver nesses momentos complicados o verdadeiro propósito. Acredito que tudo que vivemos nesta terra tem um porquê. Muitas podem ser as hipóteses sobre o motivo de estarmos aqui, eu acredito que nos preparamos para algo maior, para encontrar Deus em nosso final nesta terra, que exista uma eternidade nos esperando. Este livro nos mostra  uma face deste propósito. De como podemos pegar algo ruim e transformar em algo bom para nós e os que nos rodeiam.

“Cada pessoa nasce com um tempo determinado e com um propósito definido.”

Uma história emocionante que nos motiva a ser melhores e a repensar nossas atitudes. Me senti tocada por cada palavra. Como cristã entendo muito do que foi narrado, mas mesmo buscando aperfeiçoar a fé dia após dia, sei como momentos assim podem desestabilizar alguém. Já vi isto acontecer e a força necessária para entender e se manter firme é maior do que pensamos ao ver situações ao nosso redor. Trata de algo que um espectador não pode compreender totalmente, sentimentos são algo muito pessoal. Quando se perde tudo é muito difícil se manter lúcido e aceitar que existem coisas que não podemos evitar. O livro mostra um pouco da visão de quem passa por esses momentos. Desnuda os sentimentos e nos leva a entender um pouco as ações que não achamos lógicas ao observar. E também nos faz pensar naquilo que fazemos dos nossos dias. Como vivemos, como impactamos as pessoas, como somos importantes e essenciais. Que somos únicos e podemos fazer da nossa única vida um portal de alegria e esperança para quem também está sofrendo.
Recomendo a todos, independente de crenças. Pois o amor que carregamos dentro de nós e a fé que nos motiva é universal.
  
“Se a vida lhe trouxer  dores, o melhor que podemos fazer é transformar essas dores em força; se a vida lhe trouxer pedras, podemos construir escadas. Quando a vida se encurtar diante dos seus olhos, o melhor a fazer é transformar os poucos momentos em momentos que marquem a sua existência.”


Adquira seu exemplar clicando aqui.


Título: Intimidade
Autor: M. Cristina Oliveira
Editora: Chiado Editora
Ano: 2016
Páginas: 330

Nenhum comentário

Postar um comentário