quinta-feira, 21 de abril de 2016

Um amor para recordar

            Nicholas Sparks dispensa apresentações, ele "é o cara" quando se trata de bons romances. A resenha de hoje é do best-seller "Um amor para recordar, uma narrativa linda e emocionante. Nas palavras do próprio protagonista/narrador, uma história que No início você vai sorrir e, depois, chorar – não diga que não avisei".




Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.


Landon Carter é um adolescente rico que só quer aproveitar a liberdade do último ano do ensino médio, antes de ir para a faculdade. Jamie Sullivan, considerada estranha por todos, é filha do reverendo, acredita que tudo é parte dos planos de Deus, leva sua Bíblia para todo lugar e faz trabalho voluntário no orfanato da cidade.
Totalmente diferentes, Jamie e Landon não eram amigos, nem tinham conversado mais que alguns minutos, embora se conhecessem desde quando eram crianças. A aproximação entre eles ocorre após o baile da escola e os ensaios da peça de teatro da cidade para o Natal. Conforme os acontecimentos se sucedem, a amizade entre eles cresce e Landon acaba se apaixonando por Jamie e ela por ele.


"E tudo de que me lembro foi que, naquele momento, quando nossos lábios se tocaram pela primeira vez, eu sabia que a lembrança duraria para sempre."


Quando tudo parece se encaminhar para o “felizes para sempre”, Jamie descobre que está muito doente e tem pouco tempo de vida. O sentimento se fortalece, Landon passa a maior parte do seu tempo com Jamie e dedica-se quase que exclusivamente à ela. O romance, inicialmente inocente, transforma-se em uma linda história de fé e amor.


''Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem. ''


A história de amor de Landon e Jamie é narrada pelo próprio protagonista, quarenta anos após tê-la vivido, e tem como cenário a cidade de Beaufort, na Carolina do Norte.
Os personagens são marcantes, com suas características muito bem delineadas e a leitura é bem rápida pois, além da linguagem simples e de fácil compreensão, o livro é pequeno. 
"Um amor para recordar" foi um dos poucos livros que me fez soluçar de tanto chorar. Uma história linda e emocionante, capaz de nos dar lições de fé e amor e nos fazer refletir sobre a vida.


“O nosso amor é como o vento. Não posso vê-lo, mas posso senti-lo."


Em 2002, o best-seller foi adaptado para o cinema, com os atores Shane West e Mandy Moore no papel do casal Landon Carter e Jamie Sullivan, respectivamente. 
Confesso que me decepcionei muito com esse filme, provavelmente por ter criado muita expectativa em relação à ele. 
Não estou dizendo que o filme é ruim. Muito pelo contrário, é um bom filme de romance. Porém, como ocorre com a grande maioria dos filmes baseados em livros, faltam detalhes da narrativa e, sabe-se lá porque, algumas partes da história são totalmente modificadas e/ou simplesmente ignoradas como se não existissem.
Enfim... prefiro o livro!




Preparem os lencinhos para enxugar as lágrimas e boa leitura!


Título: Um amor para recordar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 191

3 comentários

  1. Esse é um dos meus filmes favoritos, não me canso de assisti-lo. O livro deve ser tão bom quanto <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Só vi o filme por enquanto, mas em breve quero ter a oportunidade de ler o livro. Nicholas Sparks nos faz suspirar com seus romances e nos comover.

    Bjux ;)
    entrelinhasalways.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Tenho muita vontade de ler essa obra. Eu adoro o filme, é uma das razões para eu gostar tanto de histórias de romance. Acho que por acaso é leitura obrigatória para mim, rs.
    Ótima resenha!
    Beijos

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir