segunda-feira, 25 de julho de 2016

#LSR Entrevista - Giovanna Olivetti

Hoje, dia 25 de Julho, é comemorado o Dia Nacional do Escritor. Uma data mais que merecida para os responsáveis por nossas mais incríveis viagens. E neste dia não poderíamos deixar de postar mais uma entrevista. Hoje vamos conhecer um pouquinho melhor nossa parceira Giovanna Olivetti, autora do livro Desencontros lançado pela editora Novo Século.


 



Apaixonada por palavras, fotografia e livros. Quer conhecer todos os cantos e histórias do mundo, uma viajante no mundo literário. Poetisa sem rima, escritora sem história, fotógrafa inexperiente para tantos momentos e coisas que se há para fotografar no mundo.










LSR: O que lhe fez querer ser uma escritora?
Giovanna: Bom, desde pequena sonho em ser escritora, mas o que antes parecia um sonho impossível acabou se tornando realidade. Sempre me interessei por literatura e escrita, com o tempo escrever acabou se tornando uma forma de eu me expressar.


LSR: De onde vem a inspiração para escrever?
Giovanna:  Me baseio muito em coisas que vejo no meu dia a dia, a maioria das minhas histórias não são reais, mas o início delas sempre é. Quando vejo alguém na rua que chama minha atenção fico atenta aos detalhes e depois começo a imaginar como foi ou como será a vida daquela pessoa. Assim, a inspiração surge, principalmente, de situações cotidianas ou fotografias.


LSR: Tem alguma rotina para escrever, algum elemento que se tornou parte fundamental do processo criativo, como música, por exemplo?
Giovanna:  Procuro escrever sempre um pouco por dia, nem que seja uma linha ou apenas algum relato do dia, mas procuro sempre manter contato com a escrita. Gosto muito de poesias, principalmente as de Drummond, então procuro ler um pouco de suas obras para que a imaginação possa fluir.


LSR: Como a literatura entrou na sua vida?
Giovanna: Desde pequena fui muito influenciada pela família e escola, os livros sempre estiveram muito presentes ao meu redor, e conforme fui crescendo fui me interessando por diversos estilos.


LSR: Quais autores são referências para o seu trabalho?
Giovanna: Bom, o primeiro seria Drummond, como disse ele sempre me inspira a escrever e faz com que minha imaginação floresça. Entretanto, Machado de Assis e Rubem Alves são grandes referências também.


LSR: Como enxerga o mercado literário nacional atualmente?
Giovanna: Não vou negar que ser autor no Brasil sempre foi e ainda é muito difícil, a abertura para novos autores é quase nula e as editoras acabam preferindo autores internacionais. Mas, algumas tentam mudar esse preconceito que temos com a literatura nacional, por exemplo, o selo Talentos da Literatura Brasileira, no qual lancei meu livro, é um projeto para autores nacionais iniciantes, que tenta cada dia mais dar visibilidade a literatura brasileira.


LSR: Como foi o processo de publicação das suas obras? Houve muitas dificuldades?
Giovanna: O processo durou cerca de um ano (sem contar alguns contos que tinham sido escritos antes da ideia do livro), no processo de publicação recebi ótimas dicas e ajuda da editora, o que facilitou muito, o mais complicado foi achar alguma que tivesse interesse em publicar e gostasse da obra, a maioria fecha seu mercado apenas para best-sellers ou tem apenas interesse no lucro.


LSR: É possível viver da escrita no Brasil ou você desempenha outra profissão?
Giovanna: Ainda estou terminando o ensino médio e pretendo ter outra profissão, mas acredito sim, infelizmente ainda é uma profissão um pouco desacreditada, mas exige esforço e dedicação como qualquer outra. 


LSR: Em algum momento pensou em desistir?
Giovanna: Sim, quando recebi a recusa da primeira editora, porém hoje vejo que isso apenas me inspirou a procurar mais e escrever ainda melhor.


LSR: Como tem sido o retorno do seu público leitor?
Giovanna: Muito positivo, recebo algumas mensagens de leitores falando de seus contos preferidos e acho isso incrível, muitos imaginam um final para as histórias, e é sensacional ver a visão de cada um.


LSR: Quais são os seus planos para o futuro?
Giovanna: Depois de me formar pretendo iniciar outros livros, porém nenhuma ideia concreta ainda.


LSR: Para finalizar, que mensagem você deixaria para os seus novos leitores e para os escritores iniciantes?
Giovanna: Ah, aos novos leitores espero que se encantem pelo livro e comecem a perceber pequenas coisas em seu cotidiano que muitas vezes ignoramos, mas que acabam sendo impressionantes se prestarmos atenção. E aos novos escritores: não desistam, é muito difícil receber recusas, mas sempre terá aquele grupo de pessoas que se identificam com o seu estilo, e são essas que vão fazer tudo valer a pena! 


Conheça o livro Desencontros. *-*






Este livro te lembrará dos momentos mais simples do seu dia a dia: a ida para o trabalho, o metrô lotado… E fará com que você perceba que talvez as melhores histórias estejam ali ao seu lado, que todos somos escritores em nossas observações diárias e em cada observação procuramos a saída do nosso labirinto, que é cercado de jogos que nós mesmos criamos… Mas, espera, sair por que mesmo?









Para saber mais do livro, confira a resenha no blog. Basta clicar aqui.

Nenhum comentário

Postar um comentário