terça-feira, 19 de julho de 2016

Érica

Hey, leitores! Hora de dar uma pausa nos romances e embarcar em um livro incrível, que mescla sociedades secretas, investigações internacionais, fanatismo religioso, atentados terroristas, busca por poder, crueldade e guerras. Infelizmente, um dia comum no mundo em que vivemos. Vamos conhecer o livro “Érica”, da autora Larissa Medeiros Barros Leal. A boa surpresa do primeiro semestre de 2016.





Érica tinha uma vida normal em Fortaleza até a manhã em que seus pais foram mortos em seu lugar. Após descobrir que foi incluída na lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, recebe um convite para se tornar uma agente da União Europeia, que luta com todas as suas forças para impedir que judeus fundamentalistas exterminem a humanidade.
Enquanto isso, em Moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos e lidam com a revelação de um segredo que envolve uma das vítimas. No Cairo, uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha arquitetada pela ODTI para submetê-la às suas decisões. Em Washington, sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Em Pequim, um filho procura o pai, há meses desaparecido...
Todas essas histórias se conectam. As tensões não são apenas entre povos e religiões, mas também entre pais e filhos, amigos, casais. E a pergunta que não quer calar: conseguirá Érica salvar o mundo da destruição cada vez mais próxima?




Uma guerra está prestes a abalar o mundo, uma ordem religiosa em busca de poder e vingança ameaça toda a população. Atentados, assassinatos, sequestros, barganhas. Tudo em busca do maior objetivo: a vingança contra todos que já oprimiram os judeus. Basicamente o mundo todo. A ordem das doze tribos de Israel é uma bomba prestes a explodir disfarçada de incentivadora da fé judaica. Em meio a esse turbilhão de destruição, Érica vê sua vida ser devastada. Em um dia, era apenas uma adolescente normal, preocupada com seus amigos, sua festa de 15 anos e os primeiros amores. No outro, teve os pais assassinados brutalmente, seu nome incluído na lista negra da ODTI e foi convidada a ser uma agente secreta da União Europeia. Motivada pelo sentimento de vingança, ela aceita o convite, pensando ser este um meio de encontrar os assassinos que viraram seu mundo de cabeça para baixo. Enquanto isso, os efeitos devastadores da ODTI ecoam por diversas partes do mundo, e as forças para parar essa grande catástrofe que se aproxima são cada vez menores. Talvez nem os melhores agentes sejam capazes de pará-la. Mas lutarão até o fim para conseguir salvar a humanidade.

“Essa Ordem surgiu no inicio dos anos 90. Poucos não membros ouviram falar dela, e há duas opções nesse caso: ou a pessoa está sendo convencida a se juntar a ela, ou sua vida está sendo afetada por ela.”



O título do livro, em uma primeira impressão, leva a crer que tudo que acontece gira em torno de Érica, mas o principal personagem da história é a ODIT. A ordem é que liga todas as histórias. Os pais de Érica foram assassinados por membros dessa organização, a qual ela nem tinha conhecimento da existência até aceitar o convite para se tornar uma agente. Ela queria apenas conseguir vingar a morte dos pais. Na resolução dela fiquei um tanto chocada com a frieza da personagem, por aceitar tudo tão rápido e partir para um futuro tão perigoso, mas com o decorrer da história entendi um pouco da sua decisão. Quando lhe tiram tudo o que tem, não há mais nada a perder, não há mais medo, nem indiferença. Essa vingança era importante para ela e, naquele momento, era a única coisa que lhe mantinha em pé.

“-Mexeram com os meus pais, Derek, mexeram comigo. E não sou o tipo de pessoa que leva desaforo para casa.”

Sequestros, atentados, chantagens. A ODTI cria todo seu enredo de guerra, alcança tanto poder que intimida até os chefes dos maiores países do mundo. Todos a temem pelo bem estar da população.

“Agora é que devemos ser uma família unida... Somos tudo o que sobrou dela.”

A luta contra o plano da organização é intensa, mas parece que todos os esforços são inúteis. As ações que levariam ao inicio do conflito correm aceleradas, o tempo está acabando. O armamento que a ordem possui para a guerra é superior aos dos demais países. E ela ainda tem a frieza e a vontade de dizimar o mundo.
Os verdadeiros motivos são revelados ao longo do livro. A “vingança” contra os opressores dos judeus é apenas uma desculpa para esconder a verdadeira motivação.

“Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem: vidas, sonhos e futuros.”

A história acontece em diversos países simultaneamente: Brasil, Estados Unidos, Rússia, China e Egito. Esse mix de histórias prende ainda mais o leitor, os capítulos são intercalados, mostrando o que está ocorrendo em cada lugar. Isso traz uma visão mais ampla dos planos traçados e do que está acontecendo no geral.
Não posso falar muito, por medo de entregar um spoiler. E esse livro deve ser apreciado livre de revelações precoces.
Já li muitos livros em que há um suspense ou mistério, mas esse foi diferente de todos. Em nenhum momento, imaginei o desfecho que aconteceu. Para mim, foi algo inesperado. E foi isso que o levou a minha lista de livros favoritos.

“Nem tudo é o que parece.”

A genialidade de Larissa me impressionou muito: o desenrolar da história, a forma que ligou um ponto ao outro para que tudo fizesse sentido. Além da escrita fluída e nada cansativa. Há sempre muita coisa acontecendo, o leitor não se desprende da narrativa.
Recomendo a leitura, é um livro que vale a pena. Exatamente o que eu precisava ler e a grande e maravilhosa surpresa do primeiro semestre de 2016. Leia o quanto antes.
O livro pode ser adquirido diretamente com a autora no Instagram @livroerica.


Título: Érica
Autor: Larissa Medeiros Barros Leal
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 272

3 comentários

  1. aii morro de curiosidade para com esse livro, ele vive aparecendo nos instagrans literários que sigo, e sua resenha só aumentou essa curiosidade hahaha


    http://entre-linhaseparagrafos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, não conhecia o livro. Amei a resenha e fiquei curiosa, já vou procurar por ele!
    ttp://www.compulsaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  3. Amo livros com guerra e aspectos de fim do mundo. Vou ler, adorei a resenha

    ResponderExcluir